domingo, 21 de julho de 2013

Carros Restaurando um Maverick

Apesar da acelerada valorização do Ford Maverick no comércio de carros antigos, muitos entusiastas, vendo a possibilidade de adquirir um veículo do tipo, não medem esforços (financeiros) para tê-lo em suas garagens. Isso, é claro, atraiu a atenção não só dos comerciantes honestos como também dos inescrupulosos, sendo que alguns deles têm se notabilizado pela eficiência em transformar modelos de quatro e seis cilindros em unidades de motor V8. Isso, é claro, não seria nenhum demérito caso tais carros não fossem vendidos com sendo V8 originais, tipo de logro surgido para valorizar a mercadoria oferecida em milhares de reais.




Outro golpe muito comum feito nos mesmos moldes é a transformação de cupês Super, Super Luxo eLDO no desejado GT, inclusive no tocante a unidades de seis cilindros (nunca existiu GT com o motorWillys). Para tanto são trocados alguns acessórios estéticos e pintadas as faixas características. Mas o que fazer para não levar gato por lebre? Segundo Eduardo Barreto, proprietário da Só Maverick, basta conhecer os códigos do chassi e da plaqueta de porta do Maverick, que começavam com as letras “L” e “B”, sendo que a primeira corresponde ao país (Brasil) e a segunda a fábrica em que o carro foi construído (no caso São Bernardo do Campo, SP).





Segundo Eduardo “Os dois caracteres seguintes ao 'L" e ao 'B', o número ‘5’ e uma letra que vai de ‘A’ a ‘E’, definem o modelo. Depois, duas letras indicam o ano e o mês de fabricação da unidade em questão. O próximo número corresponde ao do carro no total de veículos produzidos (se for, por exemplo, 100, seria o centésimo Maverick fabricado no Brasil), lembrando que, em 1978, quando a produção atingiu 100 mil unidades, essa numeração foi zerada. Assim, como foram feitos 108.106, pela lógica as unidades até o número 8.106 existiram em duplicata”, explica.



Ainda dentro dos codigos do chassi (continua Eduardo), temos a definição "real" do modelo : 5A/Cupê Super, 5B/Cupê Super Luxo, 5C/Sedan Super, 5D/Sedan Super Luxo, 5E/Cupê GT ( o tão procurado GT). Na plaqueta de porta temos informações como : classificação do estofamento , motorização , cambio , diferencial e cor. O estofamento era definido pelos codigos : A/preto (todo GT tinha interior nessa cor), B/vermelho , C/azul (embora sejam rarissimos com estas duas características), D/marrom, E/cinza (embora não se conheçam unidades com tal característica) e F/especial (encomendas). Tinham banco dianteiro inteiriço os carros com os códigos 54A e 54C, tendo os demais (54B, 54D, 62A, 62B e 62D bancos individuais)”. Também é importante citar que os Maverick tinham sua cor definida por duas letras, sendo a segunda o “O”, mas, nos modelos com teto de vinil, esta era substituída pelas letras “Z” (vinil preto) ou “Y” (vinil areia).




O mais importante para entusiasta da linha Maverick, entretanto, é saber se o modelo V8 que está comprando realmente “nasceu” com este tipo de motor ou foi adaptado. “Descobrir isso é fácil: usava-se ‘N’ para o quatro cilindros, ‘P’ para o seis cilindros e, finalmente, “R” para o 302 V8. Para a caixa de câmbio a paridade era a seguinte: A/três marchas com alavanca na coluna de direção (V8), B/quatro marchas com alavanca na coluna de direção (seis cilindros), C/quatro velocidades com alavanca no assoalho (V8, seis e quatro cilindros), J/automática (V8 e quatro cilindros). A paridade do diferencial era a seguinte: A/3,31:1; B/3,91:1 e S/3,07:1”, explica Eduardo.




Por fim, temos a questão das cores, que também tem seu próprio código, assim definido na linha 1973: A/Preto Bali, B/Branco Nevasca, C/Vermelho Cadmiun, D/Turquesa Taiti, E/Bege Palha, F/Amarelo Tarumã, G/Verde Tortuga, H/Verde Angra, J/Marrom Terracota. K/Azul Colonial, L/Vermelho Imperial metálico, M/Bronze Fogo metálico, N/Verde Pinus metálico, P/Verde Sírius metálico, R/Prata Antares metálico, T/Turquesa Polaris metálico, U/Castanha Persa metálico e V/Azul Real metálico.




Outras cores usadas no carro foram Azul Portela metálico (1974), Verde Itanhangá, Marrom Conhaque, Azul Genebra, Verde Mangueira metálico (1975), Verde Capri, Turquesa Laguna, Marrom Madeira, Amarelo Vila Rica, Amarelo Vila Rica, Amarelo Augusta, Verde Oasis metálico, Bronze Lancer metálico (1976), Vermelho Mustang, Turquesa Monarca, Ocre Damasco, Azul Elite, Areia Casablanca, Amarelo Interlagos, Vermelho Itamarati metálico, Ouro Libra metálico, Marrom Fiorentino metálico, Azul Surf metálico (1977), Vermelho Fiesta, Verde Atibaia, Laranja Califormia, Branco Nevasca, Bege Atenas, Azul Ultramarinho, Azul Olímpico, Amarelo Carrera, Vermelho Cordovan, Verde Plaza metálico, Prata Régio metálico, Bege Champagne metálico (1978), Bege Outono, Azul Paris, Azul Aquário, Amarelo Igaratá, Verde Sagitário metálico, Verde Primavera metálico, Turquesa Viena metálico, Bronze Apolo metálico, Azul Gemini metálico e Azul Alvorada metálico.



“Tendo todas essas informações em mente e os cuidados necessários para a compra de qualquer veículo (avaliar as condições da lataria, mecânica, parte elétrica, acabamento e documentação) a compra de um bom carro é uma mera questão de tempo”, enfatiza o especialista na linha Maverick. E, independente do modelo, caso exista a necessidade de se restaurar o veículo, realizar pequenos reparos ou mesmo proceder a manutenção do mesmo, a Só Maverick oferece uma grande quantidade de itens novos para o famoso Ford nacional. “Não existe Maverick parado no Brasil por falta de peças, pois fornecemos diversos itens de motor como reparos de carburador, gargalos de água, válvulas termostáticas, suportes de coxins, bombas d’água, bombas de gasolina, velas, válvulas, juntas, tuchos, varetas, bronzinas, pistões e anéis, especialmente para o small block 302 V8”, enumera Eduardo.




A Só Maverick também trabalha com suspensão (amortecedores, bandejas, bielas buchas, caços, eixos, pivôs, etc), freios (cilindros de roda, cilindros mestres, discos, flexíveis, lonas e kits de reparo do freio de mão), direção (barras, buchas e terminais) e outras miudezas como cabos e itens assemelhados. “Vendemos ainda itens de acabamento, como calotas, frisos, emblemas, grampos, borrachas, aros, coifas, lentes, manivelas, manoplas, puxadores de porta, pinos, retrovisores, soleiras, consoles, trincos e pequenas peças plásticas”, explica. E se a peça desejada não citada, a Só Maverick também aceita encomendas, além de vender alguns componentes para carros das linhasCorcel I, Galaxie/LTD/Landau e F100, além de acessórios para a linha Ford feita da década de 70 em diante.


SÓ MAVERICK

(11) 96308 2812
(11) 99230 6246
NEXTEL 928*7647
(das 9:00 às 18:00 hrs)

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