terça-feira, 23 de julho de 2013

Carros Técnicas que você precisa aprender para ser um mestre ao volante

Dirigir é relativamente fácil, mas se você usar um pouco mais de técnica, sua rotina diária pode se tornar uma aventura. Aqui estão algumas técnicas que te transformarão em um mestre da direção.
Ken Block, um dos maiores pilotos do mundo

A maioria das pessoas sequer faz o básico direito: não usam seta, não sabem usar os freios e sequer os faróis. Aprenda estas técnicas e deixe todos aqueles carros prata no chinelo.
Hypermiling
Hypermiling é um termo “intraduzível” que significa estender a autonomia do carro ao máximo. Sim, estamos falando de economizar combustível. Andar rápido é bem legal, mas às vezes você precisa aproveitar a gasolina restante no tanque pela maior distância possível. Gosto de fazer isso quando estou em um carro que indica o consumo instantâneo de combustível, e encaro como um pequeno desafio levantar aquela marca. Exige concentração e planejamento, e de quebra você passa a adquirir hábitos mais econômicos no dia-a-dia.
Usar o câmbio automático com eficiência no modo manual
O câmbio automático é projetado para ser o mais suave e eficiente possível no modo normal. Você consegue fazer o mesmo no modo manual?
Usar tração integral do jeito adequado
Pode ser um Land Rover cheio de alavancas, ou um Audi Quattro, Dirigir um carro de tração integral com eficiência exige muita prática. Sempre que se fala sobre os Audi, por exemplo, é comum ouvir aquele velho clichê de que eles saem de frente e não fazem curvas, mas já vi muita gente fazer o mesmo com o Subaru WRX (que tem dinâmica impecável), ou com seu arqui-rival Mitsubishi Lance Evo. Tração integral é diferente de tração traseira, então nada mais natural que o estilo de pilotagem seja diferente. Domine isso e você será imbatível.
Fazer handbrake turns
Fazer curvas com o freio de mão não é fácil. Especialmente na primeira vez em um lugar diferente, porque você ainda não conhece a aderência da superfície — isso me lembra o dia que passei do ponto no freio de mão sobre o paralelepípedo molhado. Se você tiver muita experiência, é fácil contornar qualquer problema de aderência. Você pode se considerar um mestre do freio de mão quando conseguir usá-lo para estacionar o carro.
Trail braking
O trail braking permite que você maximize o tempo sob aceleração e retarde o processo de frenagem em relação à pilotagem quadrada, na qual você freia em linha reta, alivia o pedal de forma rápida, e então traz o carro para dentro, sem frear nem acelerar por vários décimos de segundo. Com o trail braking, você combina o alívio crescente do pedal de freio ao esterçamento crescente do volante para trazer o carro em direção ao ponto de tangência. Se você quiser aprender a dominar a técnica, leia e pratique o que explicamos neste post.
Frear com o pé esquerdo
Frear com o pé esquerdo pode soar com algo estranho, uma vez que ele normalmente está ocupado com a embreagem. Mas a habilidade de pisar no freio com o acelerador pressionado pode ser vantajosa em curvas mais rápidas, assim como para apontar a dianteira durante a reaceleração na saída de uma curva longa, onde a dianteira tende a espalhar.
Punta-tacco
Usar o punta-tacco nas reduções de marcha faz você andar mais rápido e conserva os componentes da transmissão (o disco de embreagem agradece). É a técnica mais fácil e rápida de se aprender.
Fazer o pêndulo/scandinavian flick
O Scandinavian Flick exige mais que técnica e preparo. Você precisa ter colhões. A manobra usa a massa e a inércia do veículo para fazer a traseira se soltar. Só que isso exige velocidade, muita velocidade. Toda vez que você tentar praticar o pêndulo, a parte racional do seu cérebro vai gritar, por favor para essa coisa!

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