quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Estilo 32 dicas

1. Costume cinza

Mesmo se você não trabalha de gravata todos os dias, um modelo cinza com dois botões é indispensável para qualquer guarda-roupa. Opte por um slim, modelo mais rente ao corpo.

ERRADO - Ombro fora do lugar, paletó com parte de trás comprida demais, largo na parte da frente e manga que cobre punho da camisa

CERTO - Acinturado e com silhueta slim, punho da camisa aparecendo debaixo da manga, sem repuxado nas costas e barra no comprimento correto

2. Gola V

As camisetas com gola V são muito legais e ainda por cima mostram o peitoral sarado, mas a profundidade da cava tem, sim, um limite. Quatro dedos abaixo da clavícula são o suficiente! E só use se você estiver em forma.

3. Manga curta

Fuja da camisa de manga curta. É certo que faz um calor danado no Brasil, mas ela deixa todos com cara de escoteiros. Está quente e não sabe o que fazer? Dobre a manga.

4. Tatuagem

Se for fazer uma tatuagem, pense bem. Pesquise o tatuador. Escolha o local no seu corpo com cuidado. Por exemplo, a tattoo pode aparecer no trabalho? Que ela esteja na moda e possa ser removida com laser você já sabe, mas o processo é dolorosíssimo e pode deixar uma cicatriz na pele.

5. Primeiros botões

Quando estiver no trabalho, não abra mais que dois botões da sua camisa pois fica vulgar.

6. Último botão

Ao usar blazer, colete, paletó ou até cardigã, deixe sempre o último botão aberto.

7. Acessórios

Detalhes fazem toda diferença. Ao colocar gravata, use um prendedor para deixá-la no lugar certo. No punho, que tal uma abotoadura para fazer bonito? A lição é: não tenha medo de acessórios. Afinal, são eles que dão personalidade à roupa que você está usando.

8. All Star branco

Um clássico Converse All Star branco precisa fazer parte do seu guarda-roupa. Ele funciona tanto no final de semana com bermuda ou jeans quanto combinado com terno e camisa. Ganha mais pontos quem apostar no modelo de tecido e de cano alto.

9. Coturno

Chova ou faça frio, o coturno é a opção mais legal para se proteger de climas adversos. Os mais tradicionais são da marca inglesa Dr. Martens, criada em 1946. Ícone do movimento punk, ele continua atual.

10. Meia

Na hora de vestir a meia, não fique na dúvida. A branca só vai com tênis. Se o sapato for social, use meia mais fina e combine-a com a cor da calça – além de ser mais elegante, dá a impressão de que a sua perna é mais comprida. Caras mais antenados estão trocando os modelos lisos por estampados. Nesse caso, a cor de fundo dela deve combinar com a calça.

11. Relógio

Se você não tem dinheiro para comprar um relógio que custa uma fortuna, use um barato ou nenhum. Não tem coisa pior do que aparecer com uma imitação ou modelo falsificado.

12. Brogue

Precisa de um sapato mais formal e ficou na dúvida? Vá de brogue, aquele modelo que tem “furinhos” no couro. Lembre-se de que os modelos de camurça são mais casuais que os de couro.

13. Camisa

Ao comprar e cuidar de uma camisa, siga as seguintes instruções:

Monograma - Se feita sob medida, aposte em um monograma discreto.

Punho - O comprimento certo do punho da camiseta é até o osso do pulso.

Gola - Precisa caber um dedo entre o colarinho e o pescoço.

Cuidado - Foi viajar e ela amassou? Pendure-a no banheiro quando tomar banho.

14. Carteira

Não adianta estar todo alinhado, e na hora de pagar a conta do jantar com a gata sacar uma carteira de náilon com fechamento de velcro, certo? Depois de formado – e não estamos falando de faculdade, mas da escola -, você precisa aposentar esse modelo. Escolha um menor, no qual caibam itens como dinheiro, documento, cartão de crédito e de visita e só.

15. Mochila

Tablets e notebooks mudaram o modo com que os homens carregam seus pertences, já que eles não cabem mais nos bolsos. Se você trabalha em um lugar informal, opte por uma mochila bacana. Se o seu emprego é formal, uma pasta de couro é a solução ideal.

16. Cinto

O de couro reversível é uma mão na roda. Preto de um lado, marrom de outro, resolve a sua vida e ocupa pouco espaço.

17. Lenço

Outro detalhe cool e elegante: lenço no bolso do paletó! Aprenda as duas formas mais legais de dobrá-lo.

18. Malha

Está com uma malha ou moletom e não sabe o que fazer com a peça depois de tirá-la? A maneira mais bacana é jogá-la sobre um dos ombros. Presa na cintura ela aumenta o quadril, e amarrada sobre o peito acrescenta vários anos à sua idade.

19. Um gesto

Sim, nós mulheres continuamos achando lindo quando estamos com frio e vocês nos emprestam as suas jaquetas.

20. Nó de gravata

Sim, existem vários tipos de nós e, não, você não precisa dominar todos, apenas dois. Aprenda com a gente.

21. Gola para dentro

Sempre que usar camisas, isso vale para modelos sociais e casuais, coloque a gola para dentro da malha, jaqueta ou paletó. O único momento em que ela funciona para fora é no Carnaval, se a sua fantasia for de John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite!

22. Xadrez

Uma camisa xadrez é imprescindível para o guarda-roupa masculino. Se você é da turma mais arrumada, escolha um modelo social. Para os que trabalham de jeans, vale um modelo casual. Quanto menor a padronagem, mais chique o resultado. E deixe as versões de flanela para usar em shows, preferencialmente de rock e especialmente se você for da banda.

23. Unhas

Sou a favor de homens que cuidam das mãos, mas esmalte ou base transparente não dá! Mesmo sendo incolor, dá para ver e é cafona.

24. Perfume

Quando usar perfume, a regra é simples: menos é sempre melhor.

25. Jeans

Todo homem precisa de um bom par de jeans. Uma calça não muito justa (skinny não fica bem em todo mundo!) nem muito larga (quanto mais folgada, maior você ficará). A cor mais atemporal é o azul-escuro, preferencialmente sem grandes lavagens e desgastes.

26. Blazer

Naqueles momentos em que você tiver algum evento mais formal na agenda, o blazer é uma grande pedida. A cor mais prática é o azul. Vale também pegar o paletó do terno como quebra-galho.

27. Cáqui

Cansou do jeans? Uma ótima alternativa é a calça cáqui.

28. Barra

A barra da calça no tamanho certo faz toda a diferença. No caso do jeans ou da sarja, dá para dobrá-la para fora. Na calça social, procure um alfaiate para ajustar. Veja os comprimentos ideais:

JEANS - Precisa cobrir os cadarços ou pode ser dobrada.

CÁQUI - Pode ser um pouco mais comprida e fazer volume.

BARRA SOCIAL - Deve cobrir a maioria dos cadarços.

BARRA ITALIANA - O peso da dobra de tecido deixa a barra reta.

29. Jaqueta jeans

Uma boa jaqueta jeans é um ótimo investimento. Opte por um modelo azul-escuro para aproveitar mais a peça.

30. Jaqueta de couro

Ela é ideal para deixar qualquer produção com uma cara mais rock and roll. Você pode usar a jaqueta de dia ou de noite, trocando apenas a cor do jeans por uma mais escura e o tênis por uma bota.

31. Óculos de sol

Todo homem precisa ter um. Para os mais interessados em moda, o modelo pode variar a cada temporada. Para os mais práticos existem vários modelos atemporais que funcionam para qualquer tipo de situação. Entre os nossos favoritos, o clássico Wayfarer da Ray Ban. Criado em 1952 pelo designer Raymond Stegeman, ele foi inspirado em Cadillacs rabo-de-peixe e nas poltronas desenvolvidas pelo casal Charles e Ray Eames e virou cult nos anos 1980.

32. Experimenta!

Não tenha medo de provar peças novas, só assim você descobrirá estilos novos. Use o seu bom senso (ou, se este faltar, o de uma amiga, namorada ou esposa) para saber o que realmente funciona em você. E o mais importante: divirta-se na hora de se vestir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário