terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Carros Novo Classe C

Modelo que tradicionalmente representa a maior fatia de vendas da marca sobe de degrau em requinte, sofisticação e tecnologia


Durante décadas, o trio de ferro da Alemanha (Audi, BMW e Mercedes-Benz) teve como porta de entrada os sedãs médios A3, série 3 e Classe C, respectivamente. Com os investimentos das três montadoras em segmentos mais compactos, a tendência é de que os três modelos ganhem maior refinamento, para diferenciá-los dos irmãos mais populares. É o que está acontecendo com a Mercedes-Benz: após os badalados lançamentos do hatch Classe A e do sedão compacto baseado na mesma plataforma, o CLA, chega ao mercado o novo Classe C. 


Em termos de estilo, fica claro que o carro pega emprestado alguns elementos do top de linha Classe S. Faróis, lanternas e vincos se tornaram mais detalhados, e enquanto a dianteira ficou mais agressiva, com grade e entradas de ar maiores, a traseira, antes levemente arrebitada, ganhou uma sinuosidade descrescente. Na ficha técnica, a tendência está expressa no aumento tanto nas medidas do entre-eixos (80 mm a mais) quanto da largura (40 mm). 


Mesmo maior, o avanço nas tecnologias de construção permite que o novo Classe C seja 100 quilos mais leve que a geração anterior, graças ao uso intenso de alumínio. Além de reduzir o consumo em 20%, o regime oferece melhores características de condução em todas as situações - aceleração, curvas e frenagem. A aerodinâmica também foi aprimorada, melhorando a eficiência energética ao rodar ao mesmo tempo em que reduz o nível de ruído em alta velocidade. 


Outras novidades importantes são encontradas na geometria de suspensão, que foram modificadas para agradar quem valoriza uma pilotagem mais ágil e dinâmica. O Classe C agora possui como opcional um sistema de bolsas de ar capaz de nivelar o veículo nas mais extremas situações. Ele também permite que o motorista configure tanto a rigidez como a altura da suspensão para que o carro se comporte de maneira mais confortável ou mais esportiva, conforme a necessidade.


As maiores dimensões do novo Classe C permitem um espaço interno mais amplo, principalmente para os passageiros do banco de trás. O visual foi remodelado, com volante e instrumentos mais esportivos e linhas contínuas entre diferentes partes, tendo destaque o novo console central, que abriga a maior parte dos controles de infotainment, incluindo um touchpad integrado. Há também um novo visor ao nível dos olhos (head-up display) de conceito semelhante à dos caças: ele projeta no para-brisa dados sobre velocidade, sinalização da via e instruções de navegação, e permite que o motorista não tire os olhos da estrada para receber as informações mais importantes. 


Em termos de segurança, vários sistemas foram importados dos superiores Classe E e Classe S. É o caso do Intelligent Drive, que integra diversos mecanismos que analisam as ações do motorista para indicar se ele demonstra sinais de desatenção ou fadiga. No caso de acidente iminente, a eletrônica pode iniciar a frenagem automaticamente, reduzindo o impacto mesmo a velocidades de até 200 km/h. Os assistentes de mudança de faixa, estacionamento, estabilidade e tração também estão presentes. 



Por fim, vamos falar do powertrain. São três opções iniciais de motorização na Europa: 1.6, 2.0 e 2.2, com potência entre 156 e 184 cavalos. Nos Estados Unidos, motores mais fortes com até 330 cavalos já estão confirmados. No futuro próximo, a Mercedes promete várias opções de motores diesel (infelizmente não disponíveis no Brasil), versões mais potentes para as séries esportivas AMG e motores com tecnologia híbrida combinando gasolina e eletricidade. A transmissão pode ser manual de 6 velocidades ou automática de 7 velocidades, e a tração continua traseira nos modelos básicos - uma das poucas concessões aos velhos tempos em que os automóveis mais renomados exigiam habilidades específicas de seus condutores.

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