quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Filmes & Series 2014 e séries consagradas na TV aberta: o que esperar?

É hora de aceitar: aquela sua série favorita não é mais só sua. Com serviços como NetFlixe a banda larga no Brasil favorecendo os clientes da locadora Torrent, premiadas séries americanas que antes só eram exibidas em canais de tv a cabo (e olha lá) e apenas um grupo específico de fãs aqui no Brasil acompanhavam, agora estão na boca do povo. E, ainda bem, em breve serão compartilhadas gratuitamente com mais pessoas ainda. Sim meu amigo, sua série favorita será exibida em TV aberta. Em 2014 a batalha da audiência estará repleta de excelentes e premiadas séries. Globo, Record e Band estão na crista da onda e a partir de janeiro 5 séries INÉDITAS passam a ser exibidas em terras tupiniquins. E vamos falar um pouco delas aqui no blog.

Band, o NetFlix da TV brasileira

Não da pra negar que a Band é uma grande amiga dos amantes de séries. Já exibiu em sua programação séries históricas como Emanuelle Roma e Sopranos. Em 2012 trouxe The Walking Dead e assim que a temporada acaba lá fora, ela começa a ser exibida aqui, uma grande jogada. Em 2014 a Band chega com 3 séries inéditas de uma vez, chutando bundas e traduzindo tudo ao pé da letra.

A partir de janeiro a Band começa a exibir as primeiras temporadas de (se prepara) “Como Eu Conheci Sua Mãe“, “Uma História de Horror Americana” e “Filhos da Anarquia“. Pois é… achou que a Band seguiria o caminho de não traduzir séries como fez como The Walking Dead? Chore… O lado bom é o histórico dela em exibir séries em horário nobre.

Carrie e Brody chegam na Globo… mas só depois do Jornal da Globo

Uma das melhores séries dos últimos anos, premiadíssima e com uma história que faz sua cabeça explodir em milhões de pedaços em uma primeira temporada histórica, Homeland chega na Globo no fim de Janeiro para substituir o Programa do Jô durante as férias do gordinho. A vantagem: todo dia tem episódio. A desvantagem: a Globo não consegue exibir uma série em horário decente, Homeland só vai ao ar depois do Jornal da Globo. Tipo fez com Lost e 24 Horas. Mas tá bom.

Até onde se sabe, a Globo não pretende traduzir Homeland.

Record e o tratamento especial a Breaking Bad

De todas as séries citadas aqui não da pra negar que Breaking Bad é a mais esperada. E aRecord sabe disso. Tanto que vem dando um show na publicidade pra deixar bem claro queBreaking Bad é uma das grandes atrações da emissora em 2014. Criaram uma chamada foda, colocaram um trailer soltando fumacinha pelas ruas de São Paulo e vão exibir em um horário decente: 11hrs. E se a Record tiver peito, não vai precisar censurar algumas cenas que não vejo motivo pra censurar. Breaking Bad não tem nenhuma cena gratuita (talvez aquela do estilete do Gus). Assim como a Globo, Record resolveu manter o nome original da série que também estréia em janeiro.

Sou entusiasta dessa importação de séries hypadas pela TV aberta, dando a oportunidade de mais pessoas conhecerem boas histórias. E na moral, reclamar que a série é dublada é meio RETARDADO. É óbvio que será dublada, cê já viu a Globo exibir alguma coisa legendada? Não seja burro. “Ai mas vão estragar a série“. Não, não vão. Lembre-se de uma coisa:

- Nem todo mundo passa o dia fazendo download de série
- Nem todo mundo tem NetFlix
- Nem todo mundo tem TV a cabo em casa

Essas séries são pra esse público. Não pra você, fera das legendas. Apesar de um histórico meio negativo da TV aberta com algumas séries, tô bem esperançoso com tudo isso. Que bons números de audiência aconteçam, que novos fãs surjam e novos consumidores de séries venham discurtir com a gente uma boa obra de TV. Agora é só esperar o SBTanunciar “Dança das Cadeiras” em sua programação pra 2014 ser um ano histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário