terça-feira, 30 de julho de 2013

Carros Chevrolet Impala 1963

Saca só este Chevy Impala 1963.

A cultura lowrider, surgida nos anos 30, passava por um pico de popularidade na época, e um dos carros mais populares a passar pelas modificações do estilo — rodas raiadas, suspensão a ar e pintura extravagante, além de um trato extra nos cromados — era justamente o Chevrolet Impala dos anos sessenta. Com dez anos de uso, eram carros mais baratos e ainda eram estilosos.

O Impala 63 faz parte da terceira geração do modelo, e marca a divisão entre os rabos de peixe do fim da década de 1950 e os primeiros carros musculosos da segunda metade da década de 1960. É possível ver traços das duas épocas neste carro — alguns vincos e curvas ainda pronunciados e cromados ainda em evidência, contrastando com linhas mais retas e imponentes.



O exemplar das fotos está anunciado no Mercado Livre e, segundo o anúncio, foi importado para o Brasil logo que saiu da fábrica, em 1963. E está impecável – da pintura vermelha ao interior combinando, do motor às peças de acabamento. Trata-se de um SS – o Impala foi o primeiro a usar esta sigla que se transformou em sinônimo dos melhores esportivos da Chevrolet –, o que significa que, debaixo do capô, pode haver uma das opções seguintes:
Um V8 small block de 327 pol³ (5,3 litros) de 250-340 cv
Um V8 big block de 409 pol³ (6,7 litros) de 340-425 cv

As opções de motor e câmbio variavam de acordo com o tamanho da sua carteira. Tudo o que sabemos é que este carro tem câmbio automático com seletor no console, embora o câmbio manual também estivesse disponível na época.



O anúncio também diz que o hodômetro deste carro marca apenas 67.530 km, e que o carro tem placa preta com certificado de originalidade e manual do proprietário (apesar de as modificações serem suficientes para não qualificá-lo à placa especial).

Uma concessão a tudo isso é o conta-giros instalado na coluna de direção (até hoje eu não entendo como muitos carros da época não tinham esse mostrador). Atualmente o carro está com rodas de 20 raiadas de polegadas — lowrider style —, mas o vendedor afirma que as rodas originais estão guardadas. Por nós, então, tudo certo.

Agora, você sabe, tudo tem um preço. E nesse caso é uma pedrada: R$ 155 mil. Tudo bem que com esta grana você pode comprar uns 10 Opalas em bom estado ou dar uma entrada gorda em um Camaro 0 km, mas este carro é uma daquelas coisas em que não se põe preço. E, convenhamos, este Impala e um Camaro SS não são tão diferentes assim: ambos têm motores V8 e câmbio automático. Eles podem estar separados por 50 anos de evolução (e pela suspensão traseira independente do Camaro) mas, no fim das contas, um Chevy V8 é sempre um Chevy V8.



E, se você estiver mesmo planejando pagar R$ 203 mil em um Camaro SS, talvez queira economizar uns trocados, sacrificar um pouco de confiabilidade, desempenho e comportamento dinâmico, mas andar por aí com muito mais estilo – e com direção hidráulica e ar-condicionado.

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