terça-feira, 23 de julho de 2013

Home Inspirações

Pra quem ainda não mora sozinho e pensa em se mudar daqui há algum tempo, precisa de uma ajuda pra escolher o estilo do seu lar, afinal, tudo o que estiver na sua casa vai dizer um pouco sobre você, que tal usar algumas inspirações que selecionamos?








Apê prático para um homem solteiro



Hoje em dia, a casa se tornou um verdadeiro refúgio, um dos únicos lugares onde podemos recarregar as energias e esquecer a correria lá fora. Assim, a busca por aconchego é praticamente unanimidade entre as pessoas que contratam profissionais de decoração ou arquitetura. O cliente de Gabriela Marques, um homem solteiro de 35 anos e dono de um apartamento de 194m² no Brooklin, em São Paulo, não foi diferente: sonhava com uma morada confortável e moderna, porém atemporal.

Depois de deixar esse desejo bem claro, o proprietário deu carta branca para a arquiteta conceber e definir cada detalhe decorativo, como a marcenaria feita sob medida e a escolha das peças de mobiliário. Uma das particularidades desse apartamento é que, a pedido do morador, não existe televisão na sala de estar. Isso permitiu a criação de uma grande estante onde ele pode acomodar objetos queridos e itens trazidos de viagens.

A cozinha moderna é também um dos pontos altos desse imóvel, já que o cliente adora se arriscar em experiências como gourmet. Em uma bancada de aço inox, o fogão de ilha fica voltado para a varanda, o que permite uma integração visual constante entre os dois ambientes. Sobre o fundo branco dos acabamentos e da marcenaria, almofadas, quadros e objetos ganham destaque.




















































































































































































































































A tecnologia - aliada à praticidade e ao conforto - é a principal exigência dos homens quando passam a morar sozinhos e investem na decoração da casa. Particularmente vaidosos, querem também ambientes bonitos e bem arrumados para receber os amigos. E quem pensa que eles não sabem o que comprar está enganado.

Segundo a arquiteta Marina Dubal, os homens estão atentos às principais novidades do mercado, buscam a união das tecnologias mais avançadas com design e praticidade. “O maior investimento tende a ser com o home theater conjugado ao equipamento de som. A qualidade da imagem e o bom funcionamento desses aparelhos costumam ser exigências comuns”, revela.

O projeto do arquiteto Guilherme Torres para o loft de um jovem empresário tem referências industriais. Em apenas 50 m², o pequeno duplex ganhou espaços completamente integrados. O estilo contemporâneo aparece nas paredes, que receberam tecnocimento, técnica que mescla massa de acabamento com cimento, dando um ar ao mesmo tempo rústico e moderno ao espaço. Para ampliar o pé direito sob o mezanino, um espelho forrou o teto e, neste ponto, outra solução charmosa foi instalar a geladeira vintage ao lado da pia do banheiro - de concreto - que, em dias de festa, pode receber bebidas e se tornar um bar

A exploração dos dotes culinários também é um dos fatores que orientam a montagem do novo lar masculino: “a cozinha ganha uma atenção especial e é frequente a opção por bancadas de refeição integradas com a sala de estar e espaços de cocção que interajam com outros ambientes”, explica Dubal.

Funcional, por favor!

A designer de interiores Cristina Barbara lembra que funcionalidade é o que todos os homens pedem. Dessa forma, opina, os recursos tecnológicos das peças são mais importantes do que a sua beleza estética na decoração. “O argumento de que uma peça deve ser usada apenas para compor o espaço não basta. Para eles, é necessária a função prática”, declara.

Barbara aponta que detalhes em aço escovado e metal traduzem o gosto médio do público masculino, assim como madeira com aspecto natural. Nas paredes e estofados, tecidos e papel de parede com listras e xadrez miúdo substituem as estampas e os bordados, constantes do universo feminino.

Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil, conta que são poucos os clientes que ousam e permitem inserir cores nos ambientes. “Apesar de a decoração masculina ser mais sóbria e minimalista, detalhes que valorizem o projeto são bem recebidos”, avalia a designer.

Cinzento, mas nem tanto

Cinza, preto, branco e azul são os matizes mais usados. “A maior tendência ainda é o cinza, revelado no concreto aparente com a interferência de cores mais fechadas como o azul escuro e o berinjela - que aparecem bastante - principalmente em apartamentos reformados com vigas aparentes. Tais tons dão o aspecto urbano e contemporâneo aos espaços”, ressalta Kreutzer.

O uso da cor em uma das paredes do cômodo ou em móveis que se destacam em contraste com o concreto ou na prata envelhecida - e mesmo dividindo ambientes – é aconselhável, desde que os materiais sejam fáceis de limpar e tenham acabamento com pouco brilho.
Ampliar
Apê Bruxelas é bom exemplo para decoração masculina14 fotos3 / 14
Ao ser recolhida, a cortina permite a integração do home-office ao estar e compõe elegante efeito junto ao sofá. Mesa de trabalho da Tok&Stok Leia mais Fernanda Petelinkar / Divulgação

Entre revestimentos para pisos e paredes, cerâmicas e o porcelanatos com aspecto de concreto ou de madeira são os preferidos. E, enquanto detalhes nos forros e molduras perdem espaço no teto, rodapés baixos e discretos crescem na preferência. Também pela praticidade, as persianas são as eleitas na hora de vestir as janelas e as portas de acesso à varanda.

João Segatto, presidente da loja de móveis planejados que leva seu sobrenome, disse que os homens são práticos e seguros na escolha do closet e dos armários da casa: “gostam de tudo muito clean e com fácil localização, não perdem muito tempo decidindo os detalhes. Normalmente chegam já sabendo o que querem, com as medidas, a quantidade de gavetas, sapateiras e prateleiras que desejam ter. Preferem utilizar tons neutros como cinza, branco ou ‘barbante’, combinados a acabamento em pintura automotiva, vidros e acrílico”.

Sonhos de consumo

De acordo com a arquiteta Adriana Noya, o sonho de consumo do homem é ter uma adega integrada a uma sala de jogos e uma garagem decorada para abrigar o veículo e receber os amigos. “O projeto de iluminação, que valoriza o ambiente, entra na lista de prioridades”, comenta.

Noya destaca ainda que o conforto de um sofá com grande profundidade - de preferência para deitar - e um televisor de tela ampla são indispensáveis. “O homem também prefere comprar eletrodomésticos multiuso, como forno integrado ao micro-ondas ou máquina de lavar e secar que já vem com depósito para sabão e amaciante. E, acredite, uma máquina de gelo é tão importante quanto uma cafeteira para expresso”, afirma.

Atualmente há roupas de cama, mesa e banho produzidas visando ao público masculino. A gerente de desenvolvimento de produto da Döhler, Elisabeth Döhler, conta que a empresa está atenta a soluções de vanguarda para atender às novas demandas. “Os homens buscam especialmente preço, qualidade e praticidade. E preferem cores neutras, listras e xadrezes para estampar roupões, colchas, lençóis, toalhas, cortinas e até tecidos para decoração de paredes e de almofadas”, garante.

A gerente diz ainda que o aumento do consumo de produtos de cama, mesa e banho pelo público masculino triplicou nos últimos seis anos. “Segundo pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), em 2006, eles representavam 6% dos consumidores do segmento. Neste ano, o número subiu para 18%”, compara.


Casa de homem tem de ser funcional, com espaço para guardar as coisas e os itens essenciais, como sofá, TV, cama e geladeira. Ter uma base neutra é o melhor caminho:

A maior parte dos meus clientes são homens. E quando trabalho para casais, geralmente é o marido quem mais dá palpite no projeto. Fazer casas para os homens é mais fácil. Não há muita frescura nos detalhes e os clientes me deixam mais livre para criar. O resultado é mais lúdico. Todo homem tem um lado adolescente: quer uma casa para se divertir e comemorar com os amigos. Se você está atrás de uma decoração masculina, veja as dicas abaixo. O importante é ir além do que todo mundo já sabe: paredes cinza, poltronas de couro e mesa de sinuca.
Cores

Minha paleta passa sempre pelo preto, vermelho e amarelo. São cores que funcionam bem em uma casa masculina. Mas isso não é obrigatório. Já fiz uma cozinha cor-de-rosa que não ficou nada feminina. Homens não gostam de ousar na cartela de tintas dos fabricantes. Querem ir pelo caminho mais fácil, sempre. Um bom projeto, no entanto, exige um balanço de cores.

Ter uma base neutra é o melhor caminho. Sofás podem (e devem) ter cores neutras, como cinza, bege ou couro marrom. O contra-peso vai para as peças menores e acessórios.

No quesito estampas, sou conservador. Gosto de listrados e xadrez, como minhas camisas. Aliás, estas são ótimas inspirações para revestir poltronas e almofadas. Mas nada impede que o verde do polo vá para o encosto da cadeira de jantar e o laranja do tênis para a mesa de centro.

Cortinas neutras também são uma boa pedida. Tecidos em tonalidades entre branco e cru são os mais recomendados. Se quiser algo dramático, que tal um veludo cotelê marrom ou azul marinho? Vermelho também pode, mas cuidado para sua casa não virar uma boate. O segredo das cortinas está na prega (sim, cortinas têm pregas, como as calças do seu terno): macho no comprimento, e também ao longo do trilho suíço.
Funcionalidade

Casa de homem tem de ser funcional. Não conheço nenhum que goste de ficar arrumando as coisas ou que seja neurótico por limpeza. E nesse aspecto, quanto mais simples, melhor. O legal é ter espaço para guardar as coisas e investir naquilo que é essencial, como o sofá, a TV, a cama e a geladeira.

Falando em funcionalidade, as mulheres estão certas quando o assunto é closet. Um espaço cheio de armários para roupas é bom demais, mesmo que você tenha pouca coisa. Se você é da bagunça, mais um motivo para ter um bom guarda-roupa. É só jogar tudo lá dentro e fechar a porta. A qualidade do sono com o quarto organizado é outra.
Hobbies

Homens tendem a se mais ligados em hobbies que as mulheres. E isso deve ser explorado na decoração. Para os que gostam de cozinhar, a cozinha deve ser o centro da casa, aberta para a sala e com lugar para os amigos. Percebo que muitos deles têm desviado a atenção dos eletrônicos (como aparelhos de som e TV) para os eletrodomésticos. Nesse caso, explore as peças de design e deixe tudo aparente.

O bar é outra peça-chave da casa masculina. Nada de deixar as garrafas de whisky na estante e nem dentro da caixa. Tenha uma bandeja bonita e crie um espaço para preparar drinks. Adegas também fazem parte do imaginário masculino na decoração. Hoje o mercado oferece de tudo para os apreciadores de vinho. Mas se você gosta mesmo é de cerveja, existem ótimas geladeiras com portas de vidro: deixam a casa mais bonita e você ainda controla o seu estoque particular.

Já os fãs de música podem ter instrumentos, discos e pôsteres de banda como parte da decoração. Os ligados em esporte devem tirar proveito de bicicletas, pranchas ou outras peças legais no meio da sala. Não estou falando de ambientação temática, normalmente feita em quartos de adolescente nos programas de televisão americanos. Mas de ter uma casa com a sua cara, que fale sobre sua personalidade.


Cada pessoa tem um estilo próprio e sua casa costuma retratar isso.

Mas algumas características são comuns em casas de homens solteiros… Que são bem diferentes das casas da maioria das mulheres.

Eles preferem cores neutras e mais sóbrias e quando podem investir, preferem comprar poucos acessórios, peças de arte e móveis de destaque.

Cadeiras, mesas e sofás de design consagrado também sempre estão entre os preferidos.

Alguns homens gostam de ousar com fotos ou pôsteres em grandes formatos de temas que os agradam.

Madeira, aço, e vidro também costumam estar presentes nesses espaços.






Sem duvida esta é uma das mais maneiras casas de homem solteiro já produzidas. A ideia foi aproveitar um velho galpão abandonado. Como você já deve imaginar, espaço tem de sobra. A casa esta equipada com praticamente tudo o que um homem solteiro pode querer ou precisar. Tem até a uma quadra de basquete na sala de estar.”
O armazém enorme, que fica na periferia de San Fracisco nos USA, foi forrado com um lindo piso de madeira. Vigas de madeira maciça trabalham em conjunto com tetos brancos e um sistema de múltiplas claraboias para trazer muita luz ao ambiente. Tem também uma gigantesca claraboia retrátil central, Jacuzzi, espaço home-office, cozinha fodástica, totó (pebolim), espaço com lareira, jacuzzi no telhado, churrasqueira, UMA ÁRVORE NA SALA, banheiro monstruoso de grande, mega área de Tv e games, quarto sensacional com cama confortável (se é que me entendem) enfim… O lugar ficou show. Se você é um cara solteiro e com alguma grana em busca de ideias ou inspirações para criar seu cafofo, eu sugiro que não se limite a apartamentinhos apertados perto do trabalho. Galpões industriais abandonados podem até ser baratos, e vem com uma vantagem adicional: Não tem vizinhos pentelhos, o que te permite ter sua própria banda na sala, tocando ao vivo. Essa não é uma brincadeira que sai barato, mas tem muita gente com grana que encara fácil uma obra dessas.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário