terça-feira, 23 de julho de 2013

Carreira 5 dicas para se comunicar melhor no trabalho


Não importa se você é um matemático, funcionário público ou empresário. A comunicação está no seu dia-a-dia e melhorar a forma como trocamos informações é benéfico para nós mesmos – pode evitar um monte de dor de cabeça e mau entendidos – para os nossos chefes e colegas ou até para os colaboradores que trabalham na sua empresa.


“Em todo o processo acontecem falhas na circulação de informações que afetam o trabalho, o clima das empresas, a qualidade da produção e o atendimento. Os chamados “ruídos” na comunicação podem afetar a entrega de produtos, relacionamento com o público final e até a carreira do profissional”, explica Marcos Gross Scharf, autor deDicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios.

Veja cinco toques que o autor destacou para que você seja melhor compreendido e entenda melhor o que os outros estão te falando.

1 – “Cara a cara”
A comunicação direta agrega um conjunto de informações verbais e não verbais que enriquece a troca de mensagens. Você já deve ter lido isso em guias de paquera ou para fechar um negócio. O ‘téte a téte” continua sendo a melhor maneira de conversar. Sacuda a preguiça, não mande via e-mail ou telefone se não for exatamente necessário. Convide seu parceiro para um café.



2 – Corpo
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia afirma que quando conversamos com alguém, 55% das mensagens que passamos são não verbais, 38% pelo tom de voz e 7% são verbais. “O alinhamento das palavras, o tom de voz e a gestualidade neutralizam ruídos de informação, expressam com clareza a intenção do emissor e colaboram para estreitar relações e parcerias com diversos interlocutores”, afirma o autor. Pratique no espelho e preste atenção no que o seu corpo está dizendo para não passar ansiedade ou insegurança.


3 – Boca fechada não entra mosquito
Aprender a ouvir é uma ferramenta preciosa. “Durante uma conversa, quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada, envia uma mensagem que é interpretada positivamente pelo receptor”.


4 – Feedback
Fique atento às reações de quem recebe sua mensagem. Assim você vai ajustando o seu discurso e faz com que o receptor entenda melhor o que você quer dizer. “O grande drama da comunicação corporativa acontece pelo fato de as pessoas não saberem dar e receber feedback. São milhares de e-mails não respondidos, uma série de ligações telefônicas sem retorno e um desagradável silêncio do outro lado da linha”.


5 – Marca pessoal
O autor explica que a maneira de nos expressar verbal e gestualmente é a nossa “cara, como um cartão de visitas profissional que integra o nosso marketing pessoal. A qualidade das mensagens que você envia colabora para valorizar sua marca”.

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