domingo, 28 de julho de 2013

Manual IM Mantendo o guarda-roupa em ordem

Dizem que homem dentro de casa não costuma ser muito organizado. É claro que isso não vale para todos, mas, infelizmente, alguns pagam pela fama da maioria. Uma das coisas que não costumam ganhar muita atenção por parte dos marmanjos é o guarda-roupa, porém, manter o seu armário sempre em ordem e organizado pode trazer uma série de benefícios para o seu dia-a-dia.

Nós separamos aqui algumas dicas que podem ser úteis para quem não tem o costume de ter que arrumar esse tipo de coisa por conta própria. Vamos a elas:

1) Hora da faxina

Antes de começar a colocar ordem na casa, ou melhor, no armário, o ideal é fazer uma faxina geral. Para isso, é preciso tirar tudo lá de dentro e passar um pano úmido ou com algum produto de limpeza. Se o tempo estiver corrido, você pode fazer esse processo por etapas, limpando e organizado as áreas do seu guarda-roupa separadamente. Por exemplo, arrumar as gavetas hoje, amanhã os cabides e em outro dia dar um trato nos sapatos.

Independentemente de fazer uma faxina completa ou por partes, enquanto a área que foi limpa fica secando, aproveite para começar a organizar as roupas que estão do lado de fora, dobrando as camisetas, bermudas, etc. Nesse momento, tente separar algumas peças que você sabe que não vai mais usar e pratique uma boa ação. Roupas que não servem mais ou que não são utilizadas a mais de 3 meses devem ser passadas em frente!

2) Organização é tudo

Agora, com as roupas já dobradas em cima da cama, da cômoda ou no chão, olhe para o seu guarda-roupa vazio e tente visualizar qual será a melhor forma de colocar tudo de volta lá dentro. Pense como será mais fácil escolher uma roupa em um daqueles dias em que você custou pra acordar e precisa se arrumar o mais rápido possível. Seja prático e deixe as roupas mais utilizadas na parte da frente.

Pronto para colocar as coisas pra dentro novamente? Uma boa opção é organizar as peças que vão ficar penduradas por categoria, camisas, calças, blazers etc, e por cor, colocando as roupas brancas e mais claras na frente, depois as médias, até chegar nas escuras e as xadrez e listradas por fim.

Uma boa dica é deixar o primeiro e o último botão fechados das camisas sociais ou de gola pólo na hora de pendurar, isso evita que elas fiquem caindo dentro do guarda-roupa ou se embolem com as outras. Use as gavetas para guardar as roupas íntimas, camisetas, meias, roupas de ginástica, sungas, malhas, etc. Tentar adotar o esquema de cores também é sempre uma boa alternativa na hora de procurar alguma roupa dentro da gaveta.

3) Para finalizar…

Para guardar seus cintos e as gravatas, o ideal é usar suportes apropriados que são colocados nas laterais ou portas do guarda roupa. Caso você não tenha um desses, existem alguns cabides que servem como organizadores de gravata e podem ser úteis. Já os sapatos, tente deixar na frente os que costuma usar diariamente.

Agora, dê uma boa olhada e sinta orgulho do que fez! Mas lembre-se que o ideal é fazer essa faxina periodicamente para conseguir manter as coisasem ordem. Devez em quando, tente deixar as portas do guarda roupa abertas para que o ar circule, o que evita mofo e bolor nas peças. Não se esqueça que, apesar de tomar tempo essa arrumação, você acaba ganhando tempo no dia-a-dia, além de conhecer a fundo todas as roupas que tem e poder formar novas combinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário